domingo, 23 de março de 2008

incursao pirata em belmont

pirataria em belmont.
SEGUNDA-FEIRA.
foi bem ontem assim, no "bem que se quis", deixar o som do Wagner pra la. esquecer de aulas por aqui. e vadiar, vadiar. beber ate cair. que era segunda nem perguntei. pois afinal, reclamavam pra mim: mas já. e pensei; o primeiro dia foi ontem. hj eu encho a cara a alma o coraçao , de amargura afogada em puro malte e cevada. começamos bem no almoço, eu e "um na merda". logo passou a tarde, com 20 garrafas na minuscula mesa. eu ele bebendo pela 'merda', e o casal nos acompanhando. chegou hora de nao aguentar; pediam churrasco. mais quatro caixinhas de latinhas, o carvao, a carne. sera que vai dar? encontramos mais um do senhor no caminho. a festa de 5, 6 tava quase cheia. sacrificio pra tacar fogo e descolar uma grelha. e no escuro da cozinha tudo se tempera. ate perguntas de bebado eu fazia. arroz carne cerveja. pra eles tudo beleza. e so eu ainda estava naquela. quando o tio chegou e abriu o freezer;"nossa! mas já é segunda". pois bem que soltei pela saliva da lingua as lagrimas que eram poucas. deixei todos onde estavam. e fui ter um descanso em minha cama. cheguei em casa sem saber o porque de tanta loucura. com uma certeza: aquilo que tentei limpar desde o almoço ainda me fedia.
___________
o foda de tentar agir no estilo do belmont é que ele usa os diaologos em seus textos...coisa que faço pouco e ainda com muita dificuldade...por isso decidir nao usar isso. o que eu tentei ressaltar nesse"plagio de estilo" é a forte lineariedade dos acontecimentos que é muito perceptivel em alguns do seus posts. apesar de nao serem bem datados(dia- hora) percebe-se o caminho do tempo atrves dos acontecimentos narrados em ordem linear um atras do outro....sem quase nenhum retrocesso ou volta no tempo por conta do sujeito que conta a historia. esse retrocesso so acontece no incio do texto(quando se percebe que poderia-se colocar no inico do texto algo como'me lembro de um dia' ou coisa do tipo). o estilo narrativo é outra coisa que salta aos meus olhos. um estilo seco(no sentido de pouca impressao pessoal por parte do eu-lirico). se atendo as acoes e pensando nelas apenas como desencadeadoras de outras mais. a reflexao se torna minima. no estilo narrativo tb se percebe o nao uso de uma descriçao de detalhes e talvez muito pouco dos detalhes. dando uma dinamicidade na leitura(com excessao do posts dele de nao sei quantas linhas que fudeu ate com as minhas vistas...rsrsrs) e fazendu a noçao de tempo se adiantar em relacao a outras coisas(ses manja aquele negocio de descriçao naqueles livros que o autor demora 2 paginas so pra te dizer que o que esta em cima da mesa é um vaso...entao ...se depender do estilo narrativo que eu percebi é mais facil quebrar o vaso do que descreve-lo em 2 paginas.) os textos entao se tornam dinamicos e bem inteligiveis sem em primeira leitura necessitar refletir o porque tem aquela historia. a dificuldade e a curiosidade de saber 'motivos' agem juntas relendo os posts.
ah sei lah...é isso que eu mais percebo nos posts do cara...nao em todos...mas naqueles que prenderam a minha atençao nesse sentido de"açao"...ou tbm eu devo ta falando mo besteira e brisando ate umas horas.
sobre o tema ...eu tive que dar uma alongada na ideia de cerveja e essa coisa de beber...um tema bastante tratado em alguns posts deles...nao que o que escrevi fosse sobre isso. mas tenatr dar sempre uma ideia que a açao se faz em torno disso por consequencia disso ajuda um pouco no estilo.
o foda tbm foi conter as rimas...como nao escrevi em dialogos as palavras parecem que me obrigam a rimar uma vez ou outra. tentei diminuir o maximo. ah ta bom...jah falei demais. depois se faz uma avaliaçao mano. falou.

3 comentários:

arthur belmont disse...

opa!pirataria reloaded!
já tem dois bonecos meus por aí na praça!?
hehe,valeu mano.

Anônimo disse...

na verade é o mesmo que tava no liliu.

Anônimo disse...

Nem li...