quinta-feira, 10 de abril de 2008

incursao pirata em 'liliu et liricu' - final

O estuprador de ideias – se não bastasse o forte teor individualista que mexe com nossas cabeças, temos as inumeras brincadeiras psicologicas que ele nos faz sem permissao. O pior é que faz esse tipo de coisas mesmo sem nos conhecer. Pequena digressao: quando conheci o liliu(a pessoa, não o blog), estava eu e mais duas amigas numa prça. Ele estava acompanhado por um rapaz eu uma garrafa de conhaque(como ele diz: “presidente! O conhaque da gente!). O fato é que o texto que eu estava lendo, o “metodo 6” de Edgar Morin(acho que era esse), deu a ele uma bela desculpa para me roubar o texto(nao vai devolver?) e me deixar irritada com a taxacao de mimada, egoista, e femista. Voltando ao topico. Se não bastasse os textos que escreve para si mesmo, ainda temos os projetos 'estupradores'. Contabiliza-se entre eles: o “adamastor”, os seus “dicionarios”, e o meu favorito, “novela de aprazeres”(6). Percebi que muitos que muitos que mantem contato pelos blogs citam bukowski. Tambem adoro seu sexo desmedido estampado nas paginas de seus livros. Me surpreendo porem com nunca ler um comentario sobre ele feito pelo liliu. Tentando entender porque, arriscaria dizer que “novela de aprazeres” é não só baseado no tema de bukowski como tambem um contraponto e um ataque as sensaçoes que charles tenta imprimir nos leitores. Talvez seja esse o motivo do projeto: bukowski quase que nos obriga atraves da forma que escreve e descreve, ou nos excitar ou principalmente incitar, provocar. Algo que “novela de aprazeres” quer que façamos por nós mesmas. Daí a falta de enrolaçao ou descriçao dos fatos da historia. São so nomes e o que fizeram, deixando de lado qualquer coisa que pudesse nos influenciar a não ser o fato em si. As historias são contadas como em uma certidao de um cartorio, ou numeros na calculadora. Estao ali, e o autor não faz esforço em dizer o que aconteceu com palavras e contextos excitantes e tao pouco chocantes. Talvez querendo que isso saia por nos mesmos para assim poder ver nossa reaçao e as vezes ate julga-las(isso não pode negar).
Me extendi mais do que deveria na incursao em “liliu et liricu”. Não pensem que este tipo de analise é exclusivo deste autor, afinal, tentarei me exceder da mesma forma nas 'incursoes' em outros blogs.

(6)
novela de aprazeres – heitor

na mesa de black jack a soma das apostas era alta: dois pintos, 3 bucetas, e um cú. O que ganhou, Heitor, disse que o crupiê trapaceava.
.
.

pri.

Um comentário:

arthur belmont disse...

olha só que surpresa fantástica!
fico uns dias sem computador e quando abro o velho di persona ,eis aqui uma bela de uma pirataria da prof pri ao nosso incansável liliu !diga-se de passagem uma abordagem de pirataria quase acadêmica !!
hehe ,muito bom mesmo .
nossa,isso que foi dedicação hein!?
achei muito foda parabéns ,liliu merece:parabéns pri.
e "vamos continuar a criar por aqui",firmeza!fiquei até sabendo por aí que teve discussão sobre o destino de novos projetos aqui dentro.
vocês merecem uma glacial por essa surpresa.
ou um corot quem sabe,símbolo máximo desse blog exaltado em várias odes e poemas...