quinta-feira, 10 de abril de 2008

incursao pirata em 'liliu et liricu' - segunda parte

O individualismo e o seu 'impar-romantico' – parte dos seus textos poderiam ser taxados de 'individualistas', e isso é claro para todos o que o leêm. O que se torna obscuro na leitura é como consegue fazer um ataque incessante contra o egoismo, e a enfase que dá nas potencialidades humanas, deixo uma analise desse tipo para os propensos argumentos psicologicos e filosoficos que ele tanto gosta de usar. Mas não vou deixar de transcrever o que me disse quando perguntei por que não acreditava em deus: “-nao é que não acredite em deus, mas não vou superestimar alguem que tem menos fé em mim, do que eu nele”. Longe desse assunto podemos passar ao seu 'impar-romantico'. Nada mais justo que estes entes são desfeitos, criados, controlados e descontrolados pela forma rebuscada com que ele lida com as palavras. Um raro exemplo do contrario é “chegou o dia”(3), onde a forma de poesia quase intelectual da voz a versos com forte presença sentimental que rompe em alguns instantes ate mesmo com a organizaçao das palavras e parece enxugar dos olhos do autor toda a emoçao do momento. O titulo ainda nos faz crer que ele esperava por isso. Mas é errado admitir que o eu-lirico do autor não consiga exarcebar suas emoçoes, pelo contrario, prefiro acreditar que essa manifestaçao de sentimento se dá de forma tao intensa que nada mais justo aplicar todo o seu conhecimento para expressa-lo de forma mais nobre possivel. Talvez nenhum exemplo seja mais nitido do que “urban”(4) e “ressaca”(5) da coleçao “reflexoes continuadas de areia”. Neles se vê sentimentos e habilidade numa verdadeira parceria – o 'impar-romantico'. (continua)

(3)
chegou o dia
http://dipersona.blogspot.com/2007/09/chegou-o-dia.html

(4)
reflexoes continuadas de areia – urban
.
essa solidao que sinto, transborda
.

a mare que ressaca a agua de sofrimento,
.
e o lamento do meu (a) mar, que
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enche tal oceano, onde a melancolia
.
supera a rosa dos ventos, mais
.
que a propria Brisa, tao gelida
.
quanto os extremos dessa bussola,
.
que coordena para o confuso:
.
cardeal entre o silencio e o coraçao.
.
(5)
reflexoes continuadas de areia – ressaca
bate no pé de areia.
limpa das unhas essa terra.
arranca com os olhos o pó dos cilios.
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prepare o sol quente, ardente.
queime pele sobre pele na sombra obscura.
aproveite as febres das macas(marcas) casuais.
.
atira-te no mar de cabeça pesada.
encha a boca com agua salgada
.
que desidrata e satisfaz
.
perca-se com o corpo no tormento
que no breve instante com o Vento,
.
virou ressaca.
.


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